terça-feira, 15 de julho de 2014

Prevenir o Abandono Escolar Precoce através do uso das TIC no Ensino



Projeto de Orientações Práticas a seguir no contexto da Prevenção do Abandono Escolar Precoce através da Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Contexto Educativo



Preâmbulo

O abandono escolar precoce constitui um entrave à igualdade de oportunidades na sociedade. A desistência do ensino formal acarreta para os jovens uma perda de empregabilidade, limitando as suas hipóteses de participação plena nos processos democráticos. A não obtenção de um diploma do ensino secundário veda o acesso à aprendizagem ao longo da vida, representando um risco de exclusão da sociedade. Para a sociedade, o abandono escolar precoce significa uma perda real de potencial humano.

Por estes motivos, o CSEE subscreve o objetivo da União Europeia de reduzir o índice de abandono escolar precoce para 10% até 2020. Esta meta é especialmente importante para permitir que os jovens que enfrentam dificuldades consigam concluir os estudos. Em tempos de crise económica, os estudantes de estratos socioeconómicos mais baixos e de outros grupos desfavorecidos correm o sério risco de nunca virem a desenvolver inteiramente o seu potencial de discência.

O presente projeto explorou as oportunidades que as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) oferecem para impedir que os alunos abandonem a escola antes de tempo. As tecnologias digitais estão presentes em quase todas as áreas da vida moderna. O CSEE defende que elas poderão igualmente servir para promover o ensino, pois facilitam a aprendizagem ao longo da vida e viabilizam as abordagens pedagógicas centradas nas necessidades dos alunos. Em projetos anteriores, como o ELFE 1 e ELFE 2, o CSEE aferiu as vantagens pedagógicas do emprego das TIC no ensino e a mais-valia que essas tecnologias representam para a transmissão e aquisição do saber.

O presente projeto destaca-se dos demais por se centrar na vertente prática. Baseou-se em visitas a escolas e outros estabelecimentos de ensino, bem como junto das autoridades educativas de quatro países europeus, incluindo entrevistas a quem trabalha e aprende nessas instituições. Incidiu na recolha de experiências, motivações e ideias de todos quantos contribuem para as realidades educativas na Europa. Os resultados foram discutidos num atelier e numa conferência final, reunindo sindicatos de professores, docentes e investigadores e os respetivos parceiros: a Federação Europeia dos Empregadores na área da Educação (EFEE) e a Organização das Associações Europeias de Estudantes do Ensino Secundário (OBESSU). Como produto final, o projeto sugere pistas quanto ao modo de aproveitar as TIC para diminuir o fosso que separa os jovens ameaçados de exclusão dos que se encontram bem integrados no sistema de ensino e na sociedade em geral.

A partir destes achados, foram elaboradas orientações práticas que serão submetidas à aprovação do comité CSEE na Primavera de 2014. Uma vez adotadas, essas diretrizes servirão de fonte de consulta e inspiração ao dispor dos sindicatos dos professores e dos respetivos membros, escolas e outros estabelecimentos de ensino, partes interessadas da área da educação e decisores políticos, sempre que se aposte nas TIC como meio de prevenção do abandono escolar precoce.



Martin Rømer

Bruxelas, Janeiro de 2014

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