domingo, 13 de julho de 2014

Duas medalhas de prata e três de bronze nas Olimpíadas


A DELEGAÇÃO portuguesa à 55 edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM), que hoje terminam na Africa do Sul, obteve a sua maior pontuação coletiva de sempre e conquistou duas medalhas de prata, três de bronze e uma menção honrosa, tendo sido felicitada pelo ministro da Educação. 

“Para além do talento e do brilho dos jovens da equipa, o excelente desempenho traduz o esforço continuado de estudantes, professores e equipas de apoio e de treino”, salienta o gabinete de Nuno Grato em comunicado de imprensa.



Segundo uma nota da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que organiza a participação nas olimpíadas internacionais, a equipa de seis estudantes do 11.º e do 12.° anos obteve 123 pontos, alcançando 033.0 lugar entre 109 países e posicionando-se
à frente de delegações como as da Suécia, da Dinamarca e da França.
As medalhas de prata foram conquistadas por Miguel Moreira (Escola Secundária Rainha D. Amélia, Lisboa), que ficou a um ponto dos 29 necessános para reconquistar o ouro que obteve em 2013; e David Martins (Escola Secundária de Mirandela).
Francisco Andrade (Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos), Henrique Aguiar (Escola SecundáriaJosé Estêvão, Aveiro) e Nuno Santos (Colégio Nossa Senhora do Rosário, Porto) trazem medalhas de bronze e Henrique Santos (Escola Secundária José Falcão, Coimbra) obteve uma menção honrosa.
A seleção e preparação dos estudantes para as olimpíadas é feita pelo Projeto Deifos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário